Acerca de

Captura de tela 2022-05-16 213826.png
Conheça mais da nossa história e saiba por que a Associação Peixe-boi merece a sua ajuda

Fundada em julho de 2009, a partir do desejo de lutar pelos direitos dos comunitários de usufruir da natureza com consciência e responsabilidade, discutindo e propondo soluções para os problemas locais. Unia-se um grupo de guias comunitários motivados, inicialmente, pelos conflitos em torno do turismo de observação dos peixes-bois-marinhos em ambiente natural.

Em 2009, os Ministérios Públicos Federal e Estadual, as prefeituras de São Miguel dos Milagres e Porto de Pedras, juntamente com o Centro Mamíferos Aquáticos e a APA Costa dos Corais, unidades do ICMBio, e comunidade local, para defender interesses de conservação da espécie do mamífero aquático mais ameaçado de extinção no litoral brasileiro e seu habitat, a Costa dos Corais.

Neste momento foi criado o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para o ordenamento do turismo de observação do peixe-boi marinho na APA Costa dos Corais, somente permitido no estuário do Rio Tatuamunha, entre Porto de Pedras com São Miguel dos Milagres.

Durante cinco anos a Associação vem trabalhando a educação ambiental nas escolas da região, trazendo estudantes e professores para conhecer o peixe-boi e o manguezal, além de atender turistas de todo o Brasil e de vários lugares do exterior, principalmente Holanda, França e Suíça, para visitação ao Santuário do Peixe-boi: o rio Tatuamunha.

A cada dois anos, o ICMBio realiza uma nova capacitação para o credenciamento dos condutores que acompanham os visitantes durante todo o passeio de observação do peixe-boi.

Nosso trabalho está direcionado ao serviço de condução de visitantes e às ações socioambientais para a gestão ambiental compartilhada e a melhoria da qualidade de vida da população local.

No ano de 2012 tivemos a oportunidade de conhecer a Fundação SOS Mata Atlântica, através de projetos apoiados na APA Costa dos Corais e por fazer parte do Conselho desta unidade de conservação. Então, fomos apoiados pela Fundação no desenvolvimento de alguns projetos de estruturação da Associação.

No blog da Associação Peixe-boi,
você confere conteúdos sempre atualizados
e as histórias de nossa comunidade :)

Geramos emprego e renda para a comunidade,
educação e conservação ambiental.

Agendamento: (82) 3298-6247 ou WhatsApp: (82) 99810-3021