Observação do peixe-boi
Para realizar a observação dos peixes-boi no Rio Tatuamunha, sem impedir que eles cumpram seu papel biológico (interação com outros indivíduos da mesma espécie, reprodução, alimentação, descanso), faz-se necessário respeitar algumas regras.
Para evitar um número excessivo de operadores, o ICMBio só permite que o passeio seja realizado porcondutores capacitados e credenciados a cada temporada de 2 anos. Todos os condutores, remadores e artesãos envolvidos com a atividade estão unidos através da Associação Peixe-Boi.
Vejamos algumas regras:
Horários
Passeio de jangada no Rio Tatamunha: 10H às 17H, com duração de até 1h00. (o último embarque inicia às 15h30).
Público
10 passeios todos os dias, totalizando um limite de 70 visitantes ao dia.
Funcionamento
Aberto todos os dias. Sendo necessário agendamento pelo site.
Alimentação
Não é permitido alimentação nem qualquer forma de interação do público com o animal, apenas a observação.
Condutores
20 Condutores credenciados rodízio (dia sim, outro não)
Agendamento
Os passeio são feitos mediante agendamento prévio.
Características do Passeio
Contemplação do rio e manguezal de Tatuamunha, com sua flora e fauna local, em especial o peixe-boi. O visitante é acompanhado por um condutor credenciado durante todo o passeio.
Embarca-se numa jangada simples, conduzida com varas por 2 remadores. Segue-se por um passeio tranquilo com algumas paradas no leito ou nas camboas do rio, além de uma parada para observar o recinto de readaptação dos peixes-boi e, com sorte, para contemplar os animais livres que podem ser encontrados no percurso (+/-1hora).